- Em uma propaganda e/ou ação de comunicação, nem sempre o que se quer dizer é aquilo que é de fato dito. Uma ampla variedade de significações pode emergir, de forma a transmitir ao leitor/espectador valores e visões de mundo com que ele - e/ou o próprio anunciante - pode ou não se identificar.
- Por mais subjetivo que possa parecer o processo de interpretação de uma peça de comunicação, a semiótica apresenta subsídios conceituais e metodológicos para investigar de maneira objetiva e através de critérios científicos bem estruturados de que forma as significações e os sentidos estão - ou não - construídos em um texto de qualquer natureza (visual, audiovisual, musical, verbo-visual etc).
- Dessa forma, a semiótica consitui uma ferramenta fundamental para se verificar o alinhamento dos valores e visões de mundo explícita ou subliminarmente transmitidos em uma ação de comunicação com os objetivos comerciais, o briefing e o branding almejados pelo anunciante. Da mesma maneira, em uma sociedade complexa e multifacetada como a atual, determinados registros de linguagem apresentam marcas de identidade que podem tanto invocar a empatia de um determinado target quanto afastá-la - um problema que as agências de publicidade muitas vezes tratam de forma intuitiva, ao passo que a semiótica apresenta todo um ferramental conceitual e metodológico para a abordagem de questões dessa natureza, que podem determinar o sucesso ou fracasso de uma ação de comunicação.
- É importante frisar que a semiótica, ao tratar da comunicação sob um ponto de vista qualitativo, apresenta recursos muito diferentes daqueles do marketing tradicional, mais voltado a aspectos quantitativos e quantificáveis. Nenhum questionário, por exemplo, poderia detectar certas nuances de significação mais complexas e sutis que tendem a escapar de formulações objetivas, e requereriam dos entrevistados, no caso de perguntas dissertativas, habilidades de comunicação e expressão que muito raramente aparecem na população. Por isso, principalmente em países como o Reino Unido e a França, a semiótica vem cada vez mais trabalhando lado a lado dos setores de marketing das empresas e de criação das agências de publicidade de forma a complementar, com os recursos que lhe são únicos, os procedimentos mais tradicionais de avaliação da eficácia das peças de publicidade e auxiliar o planejamento estratégico de posicionamento de uma marca e/ou produto no mercado.
- Contatos e mais informações: info@ncmonteiro.com